Programação Outubro_Dezembro (2025)

Exposições

Relevos cromáticos

Paulo Pino

Curadoria: Marcelo Bressanin

A mostra reúne sete obras produzidas pelo artista em 2024, inéditas em Bauru, explorando a volumetria do papel e diversas técnicas de pintura em colagens sobre tela.

Paulo Pino, artista plástico paulista, viveu em Bauru na década de 1980, antes de residir em Londres e na Itália, para depois se estabelecer em São Paulo. Autodidata, desde 1996 explora colagens tridimensionais com papel e pigmentos diversos sobre tela. Participou de salões no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo (1997/98), de mostras coletivas no Galpão das Artes (São Paulo, 1997), na Casa dos Correios (Rio de Janeiro, 1998 e 2023), na Habemus Artem (exposição virtual): Arte sem fronteiras (Lisboa, 2021), no Carrousel do Louvre (Paris, 2023), na Expo Art (São Paulo, 2023), no Festival Art (Osaka, 2024), na Bella Bienial (Helsinki, 2024), na Encert Art (Varkaus, Finlândia, 2024) e na Art Expo Lisbon (Lisboa, 2025). Realizou mostras individuais na Mont Serrat Gallery (Nova York, 1997), na Ars Longa Gallery (Helsinki, 2023) e na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP (São Paulo, 2024). Desde 2025, vive e trabalha em Bauru, onde idealizou o Espaço Cultural Wynara, do qual é diretor artístico.

Um chão para ser pisado com os olhos

Ronaldo Gifa

Curadoria: Priscila Leonel (D. Cilá)

A mostra reúne duas séries de obras do artista, “Piso sobre piso” (2016), com lajotas criadas a partir da observação do piso na forma hexagonal - de vermelhão - da Pinacoteca Municipal de Bauru - “Casa Ponce Paz” e “Os olhos são pequenos planetas com paisagens dentro” (2022), inspirada no poema “Mapa de anatomia: o olho” de Cecília Meireles.

Ronaldo Gifalli – GIFA é artista visual e ceramista com formação em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista UNESP/ Bauru e Mestrado em Design pela mesma Universidade. Participa de exposições individuais e coletivas desde 1986. É membro da Associação dos artistas plásticos de São Paulo SP. Suas principais exposições aconteceram no Centro Cultural São Paulo; SESC Bauru SP; Assembleia Legislativa de São Paulo SP; Museu de Arte Contemporânea MAC em Botucatu SP; Galeria Franshini - Porto, Portugal; Puerto de las Artes de La Rábida, Espanha; Centro Cultural dos Correios, São Paulo SP; Pinacoteca Fórum das Artes em Botucatu SP; Espaço Cultural dos Correios, Niterói RJ, Pinacoteca Municipal de Bauru SP, Jardim Botânico Municipal de Bauru SP, entre outras. Em 2014 organizou o Studio Cerâmica e desenvolve projetos autorais.

VISITAÇÃO: de 23.10 à 07.12.2025. De terças à sextas-feiras, das 14 às 20h, sábados e domingos das 10 às 20h.

Entrada gratuita (sugere-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimentos não perecíveis a serem doados trimestralmente para instituição assistenciais locais).

Edital Wynara 2026 - Primeira edição

Na abertura do espaço (23.10.2025) será oficialmente lançada a primeira edição do Edital Wynara 2026, que selecionará dez artistas maiores de dezoito anos e residentes em Bauru, em qualquer estágio de carreira, para uma mostra coletiva a ser realizada em 2026.

As inscrições, gratuitas, permanecerão abertas de 24.10 até às 23h do dia 07.12.2025, no site wynara.com.br. Os resultados serão divulgados na página de inscrições no dia 21.12.2025.

A comissão de seleção do edital será composta por Paulo Pino (Diretor artístico do Espaço Cultural Wynara), Marcelo Bressanin (Produtor do Espaço Cultural Wynara) e pela Profa. Dra. Joedy Luciana Barros Marins Bamonte (FAAC Unesp - Bauru).

Inscrevam-se!

Portão Wynara

O projeto contínuo Portão Wynara convida trimestralmente artistas de diversas linguagens para ocuparem o portão de entrada do espaço.

Entre outubro e dezembro de 2025, o artista João Risú participa do projeto com uma obra inédita.

João Risu, ilustrador e escritor de graffiti, nascido em 1998 na cidade de Indaiatuba-SP, tem uma produção diversa, que vai do digital ao muralismo, passando pela gravura. Seus principais temas de interesse estão ligados ao cotidiano das cidades, à cultura Hip Hop, a desenhos animados e a histórias em quadrinhos. Seu primeiro contato com o fazer artístico na adolescência foi através do desenho. Em 2012, participou de uma oficina de graffiti e passou a se interessar cada vez mais pela prática. Em 2016, ingressou no curso de Artes Visuais na UNESP Bauru, onde desenvolveu técnicas ligadas ao stencil, à serigrafia e à xilogravura.

Em 2021, junto com dois amigos, Lúcio Nascimento e Mateus Faria, criou o grupo Sobrado Amarelo, coletivo de artes visuais com foco na produção gráfica a partir da gravura e da arte urbana. Em 2023, expandiu sua área de atuação, trabalhando como ilustrador em projetos publicitários, editoriais e do audiovisual.

Happy art hours

Encontros com artistas, curadores e pesquisadores em artes visuais, que compartilham com o público seus processos de trabalho

Ronaldo Gifa, Paulo Pino, Priscila Leonel (D. Cilá) e Marcelo Bressanin

Os artistas e curadores das exposições em cartaz conversam com o público sobre

os processos de criação das obras e sobre as curadorias apresentadas.

Marcelo Bressanin é artista sonoro, produtor cultural e curador. Mestre em História Social pela Unicamp, mestre pelo PPGMiT - FAAC Unesp Bauru e doutorando pelo mesmo programa. Participou, como artista, de diversas residências e mostras coletivas no Brasil e na América do Sul.

Priscila Leonel é Artista e Ceramista - Docente do Curso de graduação e pós-graduação em Artes Visuais, na FAAC-UNESP. Possui Pós-Doutorado em Arte e Cerâmica Decolonial, pela ECA-USP (2023). Mestra e Doutora em Artes, pelo Instituto de Artes da UNESP (2017), Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira (2020). É Coordenadora do Programa de Extensão NUPE - Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão da UNESP, de Bauru e líder do Grupo de Pesquisa EGUNGUN: Ancestralidades, Cerâmica e Decolonialidade na Arte e na Educação.

Dia 26.10.25, 18h.

Entrada gratuita (sugere-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimentos não perecíveis a serem doados trimestralmente para instituição assistenciais locais).

LAIRANA

A artista convidada LAIRANA apresenta ao público as particularidades de seus processos criativos, nas diversas fases de sua carreira.

LAIRANA é artista visual e professora universitária aposentada da UNESP-Bauru, em Artes. Iniciou seus estudos artísticos na Escola de Belas Artes de Bauru em 1964 e concluiu o Curso de Artes Plásticas na Universidade de Bauru em 1971. Possui Especialização em Arte Educação e mestrado e doutorado em Artes pela ECA-USP. Fez exposições individuais no Brasil e exterior. Ganhadora de prêmios em Salões oficiais de Artes.

Dia 09.11.25, 18h.

Entrada gratuita (sugere-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimentos não perecíveis a serem doados trimestralmente para instituição assistenciais locais).

Intervenções

Na Semana da Consciência Negra, a artista Gaúcha realiza uma live painting, criando, ao vivo, um graffiti temático.

Gaúcha

Franciele Ribeiro, a Gaúcha, é uma multi-artista independente, graffiteira e fomentadora da cultura Hip Hop com 10 anos de experiência. Nascida em Porto Alegre, RS, e radicada em Bauru, SP, ela é autodidata e mãe, transformando essa experiência em arte. Com obras vibrantes e expressivas em estilo realista, aborda temas como mulheridade, negritude, origem, pertencimento e a importância da mulher mãe, buscando empoderar e representar a força feminina. Com mais de 100 participações públicas, sua arte reflete seu compromisso com a comunidade e a participação social.

NOVA DATA: 22.11.25, 16h.

Dia 16.11.25, 16h.

Entrada gratuita (sugere-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimentos não perecíveis a serem doados trimestralmente para instituição assistenciais locais).

Batalha artística

Ao longo de trinta minutos, os artistas Gaúcha, João Risu e Mari Monteiro irão produzir, ao vivo, uma obra inédita a partir de suas técnicas e pesquisas. Ao final do processo, a melhor obra será selecionada por votação do público e o artista vencedor será contemplado com uma mostra individual no Espaço Cultural Wynará ao longo de 2026.

Mari Monteiro

Mari Monteiro é uma artista visual LGBTQIAPN+ que atua no graffiti desde 2015, trabalha com um estilo marcado pela fusão entre caligrafia e abstração — o calligraffiti. Sua produção se destaca pelo uso de formas orgânicas, cores vibrantes e efeitos de sombra e profundidade, criando composições que convidam o espectador a acessar paisagens imaginárias e sensoriais.

Por meio da desconstrução de letras e palavras, Mari propõe uma experiência visual que dialoga com o inconsciente, resgatando o lúdico e provocando novas leituras sobre a escrita e seus sentidos. Participou de festivais e ações em diversas regiões do Brasil e também em países como Chile, Peru, Colômbia, Argentina e Cuba. Mari é também uma das organizadoras do Projeto Grafitar, iniciativa voltada à formação e fortalecimento de mulheres na arte urbana, oferecendo oficinas, workshops e vivências que promovem o acesso e a representatividade no graffiti.

O Espaço Cultural Wynara comunica que a Batalha de Arte, programada para quinta-feira, dia 20 de novembro, foi cancelada tendo em vista a probabilidade de chuvas, por se tratar de atividade ao ar livre.

Dia 20.11.25, a partir das 15h.

Entrada gratuita (sugere-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimentos não perecíveis a serem doados trimestralmente para instituição assistenciais locais).

Show

Dia 22.11.25, 18h.

Entrada gratuita (sugere-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimentos não perecíveis a serem doados trimestralmente para instituição assistenciais locais).

NIHIL DREAMZ

NIHIL DREAMZ é um solo electro lançando discos & apresentações públicas (LIVE P.A./performance (A)rtist) com inserções vocais e percussivas ao vivo.

Desde Coil a Death Grips aliados a muita house/techno/EBM de várias origens, samples infinitos e peso dançante: temas pessoalmente políticos transpirados pela improvisação.

Oficinas Wynara

Voltadas ao público acima de seis (06) anos, as oficinas gratuitas Wynará oferecem aos interessados oportunidades para o contato com diversas técnicas artísticas. Cada atividade recebe até vinte (20) participantes por ordem de chegada.

Oficina de Monotipia

com Mateus Faria

A partir da observação de elementos do cotidiano da casa brasileira, a oficina propõe a resignificação de objetos comuns por meio da técnica da monotipia. Itens como plantas, frutas, brinquedos, utensílios de cozinha e prendedores de roupa são retirados de seu uso habitual e transformados em instrumentos de criação artística. As impressões resultantes podem compor quadros ou ecobags personalizados, estimulando a experimentação, o olhar sensível e a criatividade. A atividade é livre e aberta a todos os públicos.

Mateus Faria, de 30 anos, é músico, gravurista, artista de rua e educador, nascido e criado na cidade de Bauru. Sua arte aborda temas como sinestesia sensibilidade humana e resignificações contemporâneas. Utiliza uma variedade de métodos, incluindo serigrafia, cianotipia, spray e estêncil, entre outros. Étambém co-fundador e oficineiro do atelier e coletivo Sobrado Amarelo em conjunto com os artistas João Risuenho e Lucio Nascimento. Atualmente participa de exposições e ministra oficinas, além do constante trabalho gráficdde gravura e arte urbana

Dia 01.11.25, 15h.

Informamos que a Oficina de Monotipia, com Mateus Faria, prevista para o dia 01.11 (sábado), às 15h, foi postergada. Nova data será comunicada em breve. Obrigado, Equipe Wynara.

Entrada gratuita (sugere-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimentos não perecíveis a serem doados trimestralmente para instituição assistenciais locais).

Oficina de Modelando com o lado direito do cérebro

com Ronaldo Gifa

com referências na obra de Betth Edwards e de Rogério Ratão, escultor e ceramista, a oficina propõe um estímulo à criatividade e percepção do corpo.

Dia 29.11.25, 15h.

Entrada gratuita (sugere-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimentos não perecíveis a serem doados trimestralmente para instituição assistenciais locais).

Dia 30.11.25, 15h.

Entrada gratuita (sugere-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimentos não perecíveis a serem doados trimestralmente para instituição assistenciais locais).

Calligrafitti

com Mari Monteiro

a artista apresenta aos participantes as técnicas básicas do caliligrafitti.

Encerramento das exposições

Visita guiada com os artistas Paulo Pino e Ronaldo Gifa.

Na mesma data serão divulgados, no site do projeto, os artistas selecionados pelo Edital Wynara 2026 - Primeira edição.

Dia 07.12.2025, 16 h.

Entrada gratuita (sugere-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimentos não perecíveis a serem doados trimestralmente para instituição assistenciais locais).

Feira de artes e artesanias Wynara

Dezenas de expositores estarão no espaço divulgando e comercializando seus trabalhos comerciais, entre eles, Ronaldo Gifa, Moda Crespa, Mari Monteiro, entre outros.

Dia 14.12.25, das 10 às 20 h.

Entrada gratuita (sugere-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimentos não perecíveis a serem doados trimestralmente para instituição assistenciais locais).